Cia. Variante

estrada
UPPER TITLE HERETITLE HERE
estrada2
UPPER TITLE HERETITLE HERE
1483
UPPER TITLE HERETITLE HERE

Nós, os artistas da Cia. Variante nos juntamos no começo de 2013 para experimentos cênicos com influências urbanas e poéticas. As pesquisas estavam voltadas para os textos dramatúrgicos e para a cidade de São Paulo. A vida paulistana nos instigava cada vez mais, as notícias de jornais, os grafites, as pichações, o rock ‘n’ roll, o punk, as cores, os carros, o asfalto e principalmente as pessoas que vivem na metrópole. Durante a primeira parte do projeto fizemos, cenas curtas, participamos de mostras, intervenções e festivais. Isso tudo nos serviu para nos conhecermos profissionalmente, nossas trocas artísticas, nossas vontades de nos expressarmos e as experiências que queríamos viver juntos pelos palcos e pelas ruas. Na segunda etapa, nos aprofundamos em textos dramatúrgicos para crianças então, decidimos montar um espetáculo infantil. Como todos os integrantes da Cia. Variante são graduados em licenciatura plena em artes cênicas, a pedagogia do espectador foi pensada com muita cautela durante nosso processo.

A grande provocação para nossa pesquisa era: Como falar de assuntos sérios com as crianças? Já que a rua nos mostra barulhos, preconceitos, o cinza que briga com as tintas nos muros, os seres à margem, o preconceito, o medo, a criminalização, mas também as brincadeiras de rua, as amizades, o cotidiano corrido, os sonhos, o trabalho, o riso; É impossível fazer um espetáculo urbano sem falar dessas coisas. Optamos, por fim, pela metáfora, meninos em situação de rua que na verdade são ratos não aceitos nas casas e/ou palhaços que se atrapalham o tempo inteiro, mas que causam um riso frouxo por causa de suas ações.  Assim nasceu The Ratos (ou O Camarim da Fama Encardida), o qual estreamos em julho de 2013 e consequentemente nos tornamos uma companhia profissional de teatro.

Durante essa jornada, apresentamos em muitos teatros e espaços alternativos, participamos de Mostras, Festivais e Circuitos e fizemos parte da programação das unidades do SESC, SESI e Fábricas de Cultura. Em São José do Rio Preto no Festival em Janeiro Teatro Pra Criança é o Maior Barato, participamos de um debate mediado por Helder Mariani do grupo Folias D’Arte de São Paulo, onde fomos classificados como Teatro Experimetal para Criança.

Nosso trabalho é totalmente cauteloso e estudado, sabemos exatamente a importância de se fazer teatro infantil. Temos sempre o pensamento de que criança não vai sozinha ao teatro, há sempre um adulto acompanhando-a, sejam os pais, os avós, os professores e muitas vezes temos adolescentes na plateia e é por isso que The Ratos (ou O Camarim da Fama Encardida) foi criado para que cada um possa ter uma experiência diferente, de acordo com suas percepções e modo de vida. Ele é classificado como infantil porque acreditamos que seja a maneira mais democrática para que todos possam assistir, independente da idade, e além disso, independente de cor, credo e classe social.

Neste ano, a Cia. Variante continua seu processo de pesquisa e montagem de um segundo espetáculo, o Zepelim (ou O Balão que Nunca Existiu). Que é uma encenação baseada na dramaturgia de Tati Takiyama (atriz e uma das fundadoras da Cia. Variante), que foi criada a partir de um curso de dramaturgia infanto-juvenil, ministrado pelo dramaturgo dinamarquês Jesper Bræstrup Karlsen. Enquanto The Ratos fala de dois meninos em situação de rua que são metaforizados em dois palhaços/ratos que sofrem preconceitos e querem se tornar pessoas reconhecidas e admiradas, e para isso eles roubam e sequestram um coelho para se tornarem Ratos da Páscoa, Zepelim conta a história de um moleque, trabalhador do lixão, que tem ajuda de um cachorro, seu amigo, para conseguir dinheiro e realizar seu sonho de comprar um par de sapatos. Este espetáculo tem pretensão de estrear no segundo semestre de 2017.

Os Variantes

10511312_734834763241068_2131298357655575579_n

Danilo Mora

Diretor, ator,
clown e músico

10371419_284264128419785_3606166523631078549_n

Kleber Ramos

Ator,
clown e dançarino

42.jpg

Samantha Verrone

Atriz,
maquiadora e malabarista

_MG_2156b

Tati Takiyama

Dramaturga, atriz,
bailarina e percussionista

2017 Cia Variante © ALL RIGHTS RESERVED. by Tati Takiyama